top of page

SmartPhone Semi-Pro Photo 1.1


Os smartphones desde há cerca de meia década podem produzir fotos em ficheiros de 12 Mp ou mais. 12 Mp (mega pixels) é o suficiente para uma impressão de qualidade em uma página A4 ou para visualização num ecrã 4K.

Mas as fotos normalmente produzidas em ficheiros JPG ou HEIC são ficheiros compactados resultado de um ficheiro maior obtido pelo sensor (fotocópia do original).

Os smartphones se não fizermos ou soubemos fazer mais nada, fazem boas fotos de jardins na primavera e nada mais se…

App(s) de descarga gratuita ou por preços simbólicos permitem utilizar os smartphones como uma câmara profissional à noite para fotografar estrelas ou de inverno para posteriormente aumentarmos ou reduzirmos o nevoeiro e vivificar as cores como elas estavam lá, e ficaram cá, na nossa memória.

Uma fotografia que não se assemelhe à nossa memória visual ou a, o que dela quisermos fazer, de um sitio, de uma pessoa ou qualquer coisa, será sempre uma foto que não ficou boa.

Há muitas razões para fazer más fotos e as principais são, ser um mau observador, ter falta de tempo de procurar melhor, e a falta de ferramentas para registar melhor.

As App para fotografia RAW em smartphones são muitas (algumas dezenas) e obrigam a querer aprender e fazer melhor já depois de registar no smartphone, tal como na utilização de uma câmara profissional.

(a imagem acima do ecrã de um smartphone mostra algumas das dezenas de funcionalidades na captura de imagens fotográficas na App em apreço)


A App ProCam 8 que agora descrevo é a que mais se aproximou das minhas exigências e permite controlar manualmente: focagem, sensibilidade ISO, tempo de disparador incluindo longas exposições até 30 seg e Bulb, temperatura de cor WB e faz time-laps e video (não descritos neste post). Todos os controlos podem em qualquer momento por opção do fotógrafo passar a automático e continuar a registar as fotos em ficheiros Tiff ou RAW ou JPG.

A ProCam 8 tem uma avaliação de 4.7 em 5 pelos 576 utilizadores que já a descarregaram e avaliaram e custa 7,99 $ US. Funciona em Iphones desde o 5S até ao mais recente 13 Pro. Um dos últimos comentários há poucos dias dizia ”Talvez a melhor App para fotografia e video, faz o que a App da Apple deveria fazer. Para além de…”. Acrescentaria que não traz diafragma para na objectiva controlar a profundidade de campo ou bouquet, e Eh, Ops, não falta mais nada.

As instruções, tutorial, na página https://www.procamapp.com/tutorials.html são muito completas e permitem também pré-avaliar o quanto vale a pena vir a utilizar esta App.

No modo de edição, que não recomendo fazer em smartphone em virtude da pequenez do ecrã, encontram-se funções básicas de reajuste de luz, contraste e cor e muitas funções avançadas como correcção de perspectiva tilt-shift, filtros etc.

Para uma coisa com 12MP de câmara fotográfica será seguramente uma das câmaras mais avançadas depois de descarregada a App e comparada com máquinas fotográficas que só fazem fotos.

(a foto acima é sobre o tema do próximo post, SmartPhone Semi-Pro Photo 1.2, objectivas e smartphones)


inté!

PS:

1 - Todas as fotos incluídas no post, Meigas de Augas do Rio Miño, deste blog, em exteriores e interiores foram feitas com smartphone Apple 7 com a App RAW Camera muito menos completa e menos funcional que a App ProCamera 8 e editadas posteriormente em computador.

2 - Esta solução não substitui uma câmara profissional mas é um fantástico bloco de notas fotográfico e às vezes até um pouco além permitindo-nos ser, um na multidão, em vez de mais um, FOTÓGRAFO.

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo